aulas

_linguagem visual e enfoques críticos da comunicação e cultura
Como docente do Departamento de Artes e Design PUC-Rio atuando na Graduação em Design na ênfase Comunicação Visual ministro as disciplinas Teoria e enfoques críticos da comunicação no Design, Tendências em Design Gráfico e Questões em Design. Atuo procurando instigar a reflexão dos alunos a respeito das pistas que nos levam a identificar como vestígios de discursos e posturas manifestam-se na interface dos objetos da comunicação visual. 

Ainda na mesma graduação leciono para todas as ênfases Teoria do Design e História do Design Brasileiro. São momentos de desenvolvimento de ferramentas conceituais (aspectos procedimentais da prática projetual e reconhecimento de aspectos críticos da trajetória do Design brasileiro) que contribuem para uma ressignificação da atuação profissional em cenários contemporâneos de incerteza.

Também, com demais colegas docentes, oriento o Projeto Avançado com ênfase socioambiental (1006). Nossa proposta pedagógica enfatiza o desenvolvimento de uma postura projetual crítica e comprometida com práticas socioambientais sustentáveis e economicamente viáveis, contudo sem deixar de prestigiar sujeitos e territorialidades.

 

_design e aprendizagem
Desde 2002 venho atuando/pesquisando os imbricações do Design no campo da Educação. Uma grande inquietação na minha vida é contribuir para fomentar o discurso de que cada professor é designer das situações educativas que promove. Ele, com a participação ativa de seus alunos, constroem cotidianamente o conhecimento.

Por isso atuo no PPG Mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação/UniCarioca lecionando e orientando dissertações de mestrado com essa perspectiva. 

 

_design thinking
Concebo o Design como um tipo de raciocínio que vai muito além da tarefa de conceber coisas belas. Em minha concepção, o modo de pensar que o designer aprende a desenvolver, de certa forma, é um tipo de inteligência ordinária que os humanos possuem em maior ou menor medida. Em minha atuação prática e docente procuro evidenciar o quanto este tipo de raciocínio, que pode ser treinado/desenvolvido, pode ser útil a diversas outras atividades.

 

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: